Dicas Para Tocar Cavaquinho
Como falei no post Crenças Limitantes e o Aprendizado Musical, qualquer pessoa pode aprender a tocar um instrumento musical. E com o Cavaquinho não é diferente. Para se tocar cavaquinho é necessário saber controlar a ansiedade e entender que este aprendizado levará um certo tempo. Não temos como neste momento dizer a você quanto tempo levará para aprender, pois o aprendizado é algo individual.
Tome cuidado se você já toca outro instrumento de corda, como violão por exemplo, e acha que conseguirá rapidamente tocar cavaquinho, pois apesar da semelhança que existe no formato do instrumento, o aprendizado e a forma de tocar são bem diferentes. No violão a afinação é [MI] [LÁ] [RÉ] [SOL] [SI] [MI], ou seja, são seis cordas. Já no cavaquinho a afinação é [RÉ] [SOL] [SI] [RÉ], ou seja, quatro cordas. Então é importante não fazer comparações entre esses instrumentos, já que cada um tem suas particularidades e você precisa entender essas características para começar a aprender a tocar de maneira correta. Umas das principais características do cavaquinho é a sua dimensão (pequeno) e suas cordas são bem tencionadas. No começo você sentirá bastante incômodo na ponta dos dedos, mas nada que a prática e dedicação semanal não resolvam rapidamente. Se você, por exemplo, fizer exercícios somente uma vez por semana, sua curva de aprendizado será bem pequena, e certamente os dedos demorarão a ficar calejados. A frequência em tocar o cavaco deve ser de média a grande, mesmo que seja pouco tempo de execução, mas faça isso todos os dias e pode ter a certeza que você terá excelentes resultados.
Acorde Maiores do Cavaquinho
Acordes Menores do Cavaquinho
Hoje existe uma oferta muito grande de vídeos espalhados pela internet dando dicas de como aprender a tocar cavaquinho, tome cuidado! Apesar da oferta ser grande, há muito conteúdo ruim, onde acaba confundindo a cabeça do aluno e desencadeando um grande problema no aprendizado de qualquer instrumento musical, ou seja, a desmotivação. Muitas pessoas perdem o interesse por tocar o cavaquinho, pois são orientados de maneira equivocada, não recebem o passo a passo, e isso acaba contribuindo para que a pessoa deixe de aprender.
Por isso saiba separar os conteúdos de qualidade e se alimente deles, pois aprender a tocar cavaquinho com uma orientação errada te prejudicará e muito no aprendizado. Se você quer aprender a tocar cavaquinho, ter orientação profissional para conseguir se desenvolver de maneira adequada, saiba que nós da Escola de Música Randal daremos o nosso melhor para que você tenha retorno de seu investimento.
Gostou desta postagem, identificou que o conteúdo é de qualidade, então faça a diferença na vida de outras pessoas e compartilhe! Um grande abraço e até o próximo post!