Dicas Para Tocar Cavaquinho

Como falei no post Crenças Limitantes e o Aprendizado Musical, qualquer pessoa pode aprender a tocar um instrumento musical. E com o Cavaquinho não é diferente. Para se tocar cavaquinho é necessário saber controlar a ansiedade e entender que este aprendizado levará um certo tempo. Não temos como neste momento dizer a você quanto tempo levará para aprender, pois o aprendizado é algo individual.

Dicas Para Tocar Cavaquinho

Tome cuidado se você já toca outro instrumento de corda, como violão por exemplo, e acha que conseguirá rapidamente tocar cavaquinho, pois apesar da semelhança que existe no formato do instrumento, o aprendizado e a forma de tocar são bem diferentes. No violão a afinação é [MI] [LÁ] [RÉ] [SOL] [SI] [MI], ou seja, são seis cordas. Já no cavaquinho a afinação é [RÉ] [SOL] [SI] [RÉ], ou seja, quatro cordas. Então é importante não fazer comparações entre esses instrumentos, já que cada um tem suas particularidades e você precisa entender essas características para começar a aprender a tocar de maneira correta. Umas das principais características do cavaquinho é a sua dimensão (pequeno) e suas cordas são bem tencionadas. No começo você sentirá bastante incômodo na ponta dos dedos, mas nada que a prática e dedicação semanal não resolvam rapidamente. Se você, por exemplo, fizer exercícios somente uma vez por semana, sua curva de aprendizado será bem pequena, e certamente os dedos demorarão a ficar calejados. A frequência em tocar o cavaco deve ser de média a grande, mesmo que seja pouco tempo de execução, mas faça isso todos os dias e pode ter a certeza que você terá excelentes resultados.

Acordes Maiores do Cavaquinho

Acorde Maiores do Cavaquinho

Acordes Menores do Cavaquinho

Hoje existe uma oferta muito grande de vídeos espalhados pela internet dando dicas de como aprender a tocar cavaquinho, tome cuidado! Apesar da oferta ser grande, há muito conteúdo ruim, onde acaba confundindo a cabeça do aluno e desencadeando um grande problema no aprendizado de qualquer instrumento musical, ou seja, a desmotivação. Muitas pessoas perdem o interesse por tocar o cavaquinho, pois são orientados de maneira equivocada, não recebem o passo a passo, e isso acaba contribuindo para que a pessoa deixe de aprender.

Por isso saiba separar os conteúdos de qualidade e se alimente deles, pois aprender a tocar cavaquinho com uma orientação errada te prejudicará e muito no aprendizado. Se você quer aprender a tocar cavaquinho, ter orientação profissional para conseguir se desenvolver de maneira adequada, saiba que nós da Escola de Música Randal daremos o nosso melhor para que você tenha retorno de seu investimento.

Gostou desta postagem, identificou que o conteúdo é de qualidade, então faça a diferença na vida de outras pessoas e compartilhe! Um grande abraço e até o próximo post!