top of page

5 Princípios Fundamentais Para Conseguir Se Desenvolver Em Qualquer Instrumento Musical

Este novo post traz uma reflexão crítica e prática sobre o aprendizado musical.


Posso dizer, por experiência própria, que aprender um instrumento musical é algo desafiador, e no meu caso em particular o instrumento é o Violão. Fazendo pesquisas na internet e conversando com músicos experientes fiz uma compilação de 5 Princípios Fundamentais que qualquer aspirante a aprender a tocar um instrumento musical precisa saber.


Espero que goste do conteúdo e que lhe ajude em sua caminhada.


Boa leitura e Boa prática. Compartilhe!



1º Princípio Fundamental: Disciplina Quem quer aprender a tocar um instrumento musical precisa ter disciplina e regularidade de estudo. Escolha um horário fixo para esta atividade, pois assim você já consegue se organizar para tal. Se você tem 10 minutos por dia, então este é o tempo que você usará. O importante é começar, pois tenho a absoluta certeza que você ampliará este tempo, conseguindo realocar outra atividade e assumindo de verdade uma postura de aprendiz. A disciplina está ligada diretamente ao que você vai estudar. Não caia na cilada de cada dia estudar um conteúdo diferente. Defina o conteúdo que vai estudar e planeje algumas aulas para este conteúdo. Só parta para um novo conteúdo depois que você assimilou por completo o conteúdo estudado e sinta-se confortável para ir para o próximo passo. A disciplina é um caminho seguro para se ter excelentes resultados, e isso ocorre em qualquer área de sua vida! Como está a sua disciplina?



2º Princípio Fundamental: Dedicação

Este princípio está totalmente ligado ao princípio da disciplina, pois de nada adianta fazer toda uma programação de aula, separar os conteúdos se no momento do estudo não houver dedicação completa para realiza-lo. Um erro muito comum é o aluno começar a estudar um determinado conteúdo e as coisas que estão acontecendo ao seu redor acabam interferindo no desempenho. Um grande exemplo disso é o celular, pois se ele tocar ou uma mensagem no whatsapp chegar, será quase impossível você não parar para dar uma olhadinha. Então seja estratégico, se você se programou estudar o conteúdo durante 30 minutos, então fique com o seu celular ou qualquer outro aparelho eletrônico desligado neste período para que você não perca o foco. Isso é muito importante! Dedique-se de fato aquilo que planejou e não deixe que coisas ou pessoas "roubem" o seu tempo, pois na prática é isso que acontece. Ninguém aprende a tocar um instrumento começando já por uma música! Você precisa começar da maneira certa, conhecendo o instrumento musical, saber quais partes compõem este instrumento, conhecer as notas musicais, cifras etc. É fundamental se dedicar a esses assuntos inicias que de fato serão a base para qualquer aprendizado musical. Então esse novo aprendizado tem que fazer parte do seu cotidiano, e o resultado virá de acordo com a sua dedicação.



Aprendizado Musical - Escola de Música Randal


3º Princípio Fundamental: Paciência Para quem já começou um processo de estudo sabe exatamente do que estou falando. Na fase inicial de estudo é muito importante você ter paciência, pois as coisas nem sempre saem da maneira que esperamos. E a evolução do aprendizado musical é muito particular, varia de pessoa para pessoa. Tem aluno que consegue se desenvolver muito bem nos conteúdos teóricos e as vezes possuem dificuldade no momento de executar os exercícios. Tem outros que parecem que já nasceram sabendo, pois conseguem assimilar e executar muito rápido os exercícios. Por isso é importante estar atento, e não cair na cilada da desmotivação. Quando o aluno estuda sozinho, pela internet por exemplo, esse risco é muito alto, pois como não está tendo nenhum professor lhe direcionando, o aluno estará mais suscetível a se perder nos inúmeros conceitos e conteúdos que deve assimilar. Ter paciência é se dar o direito de errar, em assumir uma postura de aprendiz, e não se cobrar em demasia, pois se errar no "timer" desta cobrança o perigo de abandonar tudo é muito grande.


Deve-se tomar muito cuidado também, pois a falta de paciência pode gerar no aluno uma grande ansiedade, e a ciência já tem demonstrado o quanto a ansiedade é prejudicial. O cientista brasileiro Augusto Cury em um dos seus livros disse: a ansiedade estanca o prazer de viver, fomenta a irritabilidade, estimula a angústia e gera um universo de doenças psicossomáticas. Cristo nos indicou o caminho quando disse: "Não andeis ansiosos pela vossa vida"; tenha paciência e controle a ansiedade para construir um aprendizado musical saudável e sobretudo prazeroso para você.


A ansiedade é natural, não há nada de mal em tê-la, mas não deixe-a dominar a sua mente, pois se isso ocorrer você ficará escravo dela e não conseguirá produzir nada!



4º Princípio Fundamental: Participar de Comunidades, Redes...

Interagir com outras pessoas que estão aprendendo o mesmo instrumento que você é muito interessante, pois a comunidade sempre compartilha conhecimentos. Normalmente as pessoas gostam de postar vídeos de acordes, músicas que já estão tocando e sempre pode-se aprender com a experiência dos outros. A internet é uma grande oportunidade de estar conectado com esses conteúdos, porém como falado anteriormente é preciso separar o "joio" do "trigo", ou seja, se alimentar de experiências positivas, de materiais que realmente contribuam para sua evolução. Você aprenderá a identificar esses materiais aos poucos, o seu senso crítico vai se formando e você conseguirá com a prática ver se aquilo que está vendo é bom ou não para você. Sem dizer também que você poderá contribuir para essa comunidade, postar seus vídeos mostrando sua evolução e você receberá com certeza algum feedback de alguém que te ajudará a evoluir no aprendizado.




5º Princípio Fundamental: Timidez


Muitas pessoas acabam não compartilhando o que está aprendendo com outras pessoas, por achar que alguém vai falar mal do nível que ela está. Já esteja preparado para ouvir pessoas falando que você não toca nada, que está fazendo tudo errado. Não dê ouvidos a esse tipo de comentário malicioso, pessoas que fazem isso querem roubar de você esse desejo de aprender. Então, dê ouvidos a comentários com crítica construtiva, onde se alguém lhe falar que você está fazendo algo errado observe se falará também o que você deve fazer para melhorar e superar essa dificuldade. No começo do aprendizado do instrumento musical que você escolheu haverá inúmeras horas de repetições, exercícios etc. Novamente, não dê ouvidos a comentários negativos de pessoas que estão muitas vezes próximas a você, principalmente parentes, pois só sabe das dificuldades de aprender a tocar um instrumento quem se prontificou a fazê-lo. Então nada de timidez, quanto mais praticar, quanto mais compartilhar suas dúvidas com outras pessoas, mais rápido e mais fácil será o aprendizado. E aqui vai uma excelente dica para você: começou a pegar uma música para aprender? Ou está fazendo um exercício, uma sequência de Dó por exemplo, então faça logo no início a gravação de você tocando, mesmo que seja algo bem simples. Passado alguns dias de treino grave novamente, e compare a sua evolução. Tenho a absoluta certeza que se você de fato está treinando, se dedicando, sentirá melhora e isso vai te motivar ainda mais. Porque as pessoas que não estão acompanhando o seu aprendizado não sabem da sua evolução, elas sabem somente aquilo que você está mostrando para elas naquele momento.


Compartilhe suas conquistas conosco, faça seus comentários, envie suas dúvidas e nós aqui da Randal nos esforçaremos para interagir com você!


Um abraço e até o próximo post!



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
bottom of page